SmartFarming – Advanced tool for operationalization of precision agriculture

The project intends to develop an innovative agronomy management tool that will provide, on the one hand, a simplification of agricultural processes and, on the other hand, the optimization of them.

The Smart Farming project addresses the development of an innovative tool with the ability to determine parameters and related tasks such as irrigation, fertilization, harvest and diseases.

To develop a tool for the operationalization of a precision agriculture, and, consequently, to deliver to the market a product capable of dictating a new state of the art for the sector, which will allow the promoters, especially their leader, an expansion of their activity to new markets.

 

As constantes mudanças à vida e às condições mundiais, onde se incluí as alterações climáticas e a alteração dos hábitos de consumo levam a que os processos agrícolas tenham de ser repensados e otimizados. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) recomenda que todos os setores agrícolas se equipem com técnicas e ferramentas inovadoras e em particular aproveitem e adotem tecnologias digitais.

Nesse sentido é crescente a aposta numa  Agricultura de Precisão, onde o objetivo é otimizar a produção por unidade agrícola através da utilização dos mais modernos meios, de um modo sustentável, por forma a atingir melhores resultados. Não se pretende substituir o conhecimento do agricultor, mas acrescentar valor, informação e facilidade a algumas tarefas dado que a tecnologia utilizada vai permitir uma melhor tomada de decisão que resultará numa diminuição de perdas e numa maximização da eficiência dos trabalhos.

Com base nesta premissa surge o projecto Smart Farming: Ferramenta avançada para operacionalização da agricultura de precisão” (More About) a Portuguese P2020 project. O “Smart Farming: Ferramenta avançada para operacionalização da agricultura de precisão” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT na vertente de Co-promoção, com um Investimento de 998 mil euros, a que corresponde um Incentivo comunitário de 716 mil euros do FEDER.